Analytics e Big Data: por que sua escolha deve ir além da ferramenta

Você já deve ter se deparado inúmeras vezes com histórias de seus colegas de mercado sobre a aquisição de ferramentas de analytics e Big Data que não foram bem sucedidas. Algumas porque não atenderam a necessidade do negócio, outras porque se tornaram muito complexas para a operação, e assim por diante. E deve ter percebido o quanto é frustrante para esses profissionais esse tipo de situação.

Mas porque isso acontece?

Aqui na A10 temos uma teoria que pode explicar casos assim: acreditamos que um projeto de sucesso vai além da escolha da ferramenta. E começa muito antes do momento da instalação de um software. Veja abaixo porque pensamos assim.

Analytics e Big Data: onde começa o processo de escolha?

Nos últimos tempos temos discutido muito a mudança do comportamento do consumidor. E todos nós somos consumidores. De acordo com um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’, nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet realizam pesquisas online antes de comprar em lojas físicas.

Isso mostra que, mesmo nas compras cotidianas, a aquisição do produto começa muito antes do momento da escolha deste produto. Buscas sobre quais modelos e marcas, características, referências de outros compradores, preços, disponibilidade, entre outros.

E nós acreditamos que a escolha de uma solução de Analytics e Big Data também começa muito antes de discutir a ferramenta. Ela começa pelo entendimento do seu negócio, seus objetivos e metas, para então chegarmos ao conjunto de soluções mais indicado para sua empresa.

Nova call to action para analytics e big data ebook

Fazendo uma analogia com a construção civil, acreditamos que primeiro é necessário um estudo de solo, entendimento do estado do terreno, antes de colocarmos os alicerces e iniciarmos a construção do imóvel.

Pilares de um projeto de Analytics de sucesso com a A10

Não basta ter dados, é preciso saber o que esperamos fazer com eles, e que eles sejam de qualidade. A sondagem do terreno da aplicação de Analytics na sua organização começa por aí.

Por isso, entendemos que os passos a serem dados em um projeto de Analytics passam por:

1 – Que dados sua empresa tem e qual a confiabilidade deles?

Aqui o primeiro ponto é entender que a tecnologia faz a governança dos dados, mas é a área de negócio que é “dona” do dado e ela precisa ser engajada no processo para que o dado seja confiável.

Esse entendimento vai ajudar a determinar quais pontos dos seus processos de negócio precisam ser melhorados, e como garantir a melhoria contínua para que sua empresa tenha à disposição os dados necessários para o Analytics.

2 – Quais perguntas de negócio você precisa responder com o Analytics?

Entendemos que você não está buscando uma ferramenta de Analytics, mas sim respostas. E o que queremos saber é que tipo de pergunta de negócios você tem mal respondidas atualmente, e que precisam ser resolvidas. Cada área de negócio ou segmento de mercado tem as suas.

Ao entender isso, será possível validar se os dados disponíveis são capazes de responder essas perguntas, se é necessário buscar ainda outras fontes. Como no exemplo da construção, talvez seja necessário aterrar o terreno como preparação.

3 – Por qual área vamos começar?

Identificados os donos dos seus dados, refinado o processo de governança para garantir a qualidade deles, assim como as perguntas a serem respondidas, é hora de definir um projeto piloto. É isso mesmo, o ideal é, antes de adquirir uma ou mais ferramentas, fazer uma espécie de simulação, na área que estiver mais pronta, para garantir que você chegará onde precisa com o Analytics.

Ao fazer o piloto em uma área da sua organização, será possível validar o mapeamento dos processos, os requisitos de governança e obter respostas com a análise dos dados que devem responder às perguntas de negócio relacionadas.

Depois disso, é que de fato é possível determinar quais ferramentas são as mais indicadas para sua solução Analytics.

Diferenciais da A10 em projetos de Analytics

Veja que até aqui, você não precisou usar orçamento para aquisição de ferramentas. E esse é outro item entre os diferenciais da A10 para projetos de Analytics.

Você terá em mãos um estudo detalhado, e resultados de Analytics que vão demonstrar como o investimento em uma solução assim será vantajosa para sua empresa. Dessa forma, ficará mais fácil defender junto ao board da empresa o orçamento para a implementação do projeto.

Digamos que seu piloto aconteceu na área de vendas, e que sua empresa seja do setor de Varejo. Você pode mostrar aos diretores que informações que o Analytics já disponibilizou sobre seu negócio, como:

  • 70% das pessoas que compram chocolate, seguem determinada página no Facebook;
  • 35% dos consumidores que compram a marca X de cereal, preferem a marca Y de leite;
  • A promoção ABC gerou 28% mais engajamento nas redes sociais que a DEF, na época, aumento em 6% a venda do produto M
  • E uma análise preditiva, com base na promoção ABC, prevê um aumento de 12% na venda do mesmo produto para o próximo mês.

Com dados reais de seu negócio, e um estudo prático das ferramentas, a avaliação do ROI (Retorno sobre o Investimento) será bastante convincente!

Seu processo de decisão passa por dados? Se não passa, deveria. Então é preciso discutir dados, garantir sua qualidade e preparar o alicerce para a construção da sua tomada de decisão. Conte com os diferenciais A10 para garantir o sucesso do seu projeto Analytics. Fale conosco!

CTA banner análise preditiva para analytics e big data

COMPARTILHE