Como implantar o Data Driven Marketing na sua empresa

O Data Driven Marketing é uma cultura, ferramenta e conceito que já é realidade há algum tempo no mercado. Orientar-se por dados, independentemente da esfera que uma empresa atua, já não é um diferencial, e sim uma necessidade.

É por meio dessa ferramenta que se observa o perfil do público e se elabora estratégias que conversem com ela, com linguagem, imagens e produtos que fazem sentido para aquele nicho.

Dessa forma, consegue-se chegar mais intimamente ao consumidor ideal de seus produtos, serviços e conteúdos.

Continue a leitura para se inteirar sobre o termo e saber como utilizá-lo na sua empresa.  

O que é Data Driven Marketing

Ao traduzir a expressão do inglês já dá para entender seu conceito. Ele nada mais é que um marketing orientado por dados. Isso significa que, ao reunir informações personalizadas do público e do segmento que ele está, pode-se estruturar campanhas e estratégias mais focadas.

O principal objetivo do Data Driven Marketing é entender como é público do nicho que uma organização opera. E isso quer dizer mais do que apenas coletar dados demográficos. É claro que eles também influenciam, mas o foco aqui é no comportamento do consumo e na sua interação com as mídias.

Dessa forma, basicamente, o marketing oferece ao público exatamente — ou próximo — aquilo que eles esperam.

Assertividade do Data Driven Marketing

Como você pôde notar pelo conceito, a orientação por dados é uma ferramenta fundamental para colocar o conteúdo, produto ou serviço no ambiente em que o público está — no caso digital, nos canais que ele utiliza.

Mas não é só uma questão de praça, também envolve entender a linguagem que o público utiliza e equalizar a brand persona com a buyer persona. Isso faz com que ele compreenda o que está sendo dito com mais clareza.

E como se monta conteúdos personalizados para o público? Observando por meio dos dados quais os assuntos que chamam mais atenção deles — ou seja, apresenta mais cliques e interações — e assim trazer novas informações sobre isso, relacionando-os aos gatilhos mentais.

Quando se utiliza os dados, a estratégia na produção da campanha é focada justamente no público que ela quer atingir, ou seja, ela fica muito mais assertiva.

Benefícios de se orientar por dados

Além do principal fator, a assertividade da produção, o Data Driven Marketing também revela vantagens operacionais para a empresa. Veja quais.

Redução de custos → A personalização das estratégias permite que a organização adquira apenas as ferramentas que vão impactar no público-alvo, dispensando a aquisição de um ferramental generalizado, além de equalizar o quantitativo produtivo, que demanda banco de horas nas agências de marketing digital.

Personalização → Mencionamos essa palavra no tópico anterior, mas ela também merece ser destacada, pois os dados permitem que encontremos informações distintas do público e concentramos estratégias mais pertinentes a ele, impactando-os com mais efetividade.

Conteúdos assertivos → É uma regra lógica da internet: onde há mais acessos, interações e cliques, significa que mais pessoas estão interessadas. Esses dados, então, apontam direcionamentos sobre o que produzir — o que também reduz custos, já que a produção vai ser concentrada somente no que atinge o público.

Melhoria no produto ou serviço → Um importante fator que os dados podem apontar é satisfação com o produto da empresa. Como o público o utiliza, a constância e para que fins ele o usa são dados importantes que permitem um aperfeiçoamento mais personalizado, garantindo uma excelente experiência para o cliente, assim como a fidelização e consolidação da marca.

Rentabilidade → Claro que não podia faltar esse benefício. A utilização estratégica dos dados permite que o público fique mais satisfeito, o que tende a disseminar o boca a boca, que por sua vez aumenta a cartela de clientes, elevando assim o ROI.

Como implantar o Data Driven Marketing

Agora que você já inteirou sobre os conceitos e benefícios do Data Driven Marketing, chegou o momento de implantá-lo na sua organização. Mas qual é o melhor jeito de fazer isso?

Separamos um passo a passo para te auxiliar neste processo. Confira abaixo.

1 – Monte uma estratégia

O primeiro passo requer observação e delimitação dos objetivos da organização, pois dessa forma é possível identificar os perfis de consumo e de comportamento para conhecer melhor o seu público. A ideia aqui é entender qual a melhor forma de chegar a ele e criar intimidade entre ele e a marca. 

Aqui também entram decisões sobre quais ferramentas serão utilizadas, quais indicadores serão usados para avaliação e qual o resultado esperado.

2 – Evoluir é fundamental!

O Data Driven Marketing reúne diversas atividades técnicas que, se executadas manualmente, podem dificultar o alcance da efetividade desta cultura. Por isso, investir em automação é a melhor saída. Hoje em dia contamos com IAs, Machine Learning, CRMs e outras ferramentas que processam dados de forma automática e otimizada, aumentando até a profusão de insights.

3 – Avalie-se e acompanhe outras marcas

Claro, se estamos falando de dados, vamos precisar mensurá-los para identificar se a estratégia está funcionando — quantificar o resultado em dados. Até aqui tudo certo, contudo essa atividade não deve ser focada apenas na própria organização. Acompanhe os dados das outras empresas — que atuam no mesmo segmento — e confira o que está dando certo e o que pode ser otimizado.

Inicie a jornada para ser uma empresa data driven

Depois de se informar sobre Data Driven Marketing e entender sua importância, convidamos você a dar o primeiro passo dessa jornada. 

Pode parecer um pouco complicado buscar ferramentas e montar um plano de ação baseado em dados, ainda mais se não houver uma estratégia montada para esta finalidade.

Por isso estamos aqui para te ajudar. Ao entrar em contato conosco, você vai contar com a nossa expertise em dados e inteligência de negócio para implantar o data driven na sua empresa. Basta chamar no botão abaixo:

CTA para blogpost sobre Data Driven Marketing

COMPARTILHE