Não importa o porte da sua organização, o fato é que ela sempre precisa de informação para crescer. Podem ser dados sobre o seu cliente, sobre o negócio, o mercado ou a concorrência, por exemplo. É nesta hora que uma ferramenta analítica pode fazer a diferença e ajudar você a tomar decisões mais assertivas, que podem trazer mais produtividade e lucro. Mas, como saber se você precisa investir nisso e qual é a melhor solução de analytics para a sua empresa?
Para saber quais ferramentas utilizar, é preciso primeiro conhecer mais sobre a sua própria empresa e suas dores. Por isso, a importância de buscar um assessment, uma consultoria inicial.
Antes de buscar parceiros no mercado que ofereçam as ferramentas necessárias, é essencial realizar um estudo para conhecer mais sobre o seu negócio, para entender quais perguntas você pretende responder com a análise de dados, como é possível chegar a essas respostas e como você poderá, inclusive, fazer análises preditivas para basear suas decisões e melhorar suas estratégias. Só então, depois desta avaliação, buscar as soluções que serão utilizadas para garantir um melhor resultado.
Mas, na prática, como funciona esta análise de dados e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa? Vamos a alguns exemplos.
Sua marca pode monitorar posts em redes sociais para avaliar, em tempo real, a reputação da marca, a aceitação de seus produtos e até mesmo ter insights de novos produtos ou serviços com base em opiniões de consumidores. E existem muitas ferramentas capazes de realizar esta análise, inclusive de dados não estruturados, como os vídeos. São dados externos, que já existem, apenas precisam ser coletados e analisados corretamente.
Vamos a outro exemplo: uma empresa de seguros. Todos os dias esta empresa recebe e armazena centenas de informações sobre sinistros e atendimentos. Os cadastros possuem dados sobre o cliente e sobre o serviço prestado por oficinas parceiras, certo? O uso de ferramentas de Big Data e Analytics permite transformar informação não estruturada, que é um texto corrido, em algo estruturado e em indicadores de gestão de processo. A análise desses dados permitirá avaliar o serviço prestado e também gerar uma série de insights para o negócio.
Já num hospital, imagine utilizar todas as informações do prontuário de um paciente que está na UTI para tentar prever, estatisticamente, as chances de recuperação e determinar os futuros passos do tratamento, aumentando assim a sobrevida deste paciente. Isso já é possível por meio de investimento em ferramentas capazes de analisar todo este grande volume de dados.
Como é possível perceber, as aplicações das ferramentas analíticas são muitas e independem do tipo de negócio e do tipo de dado a ser analisado. As fontes podem ser tanto de sistemas que a empresa utiliza, como o CRM e sistemas de automação de marketing; até redes externas, como as redes sociais (Facebook, Twitter). E a análise desses dados pode ser integrada. Então, quando falamos de analisar o Big Data – essa grande massa de dados – não estamos falando só de dados que estão dentro da organização, mas também de dados que estão lá fora.
Nesta hora, é essencial buscar uma consultoria especializada para garantir a qualidade dos dados com parceiros e ferramentas certas para cada caso. Quando se trata de um grande volume de dados, uma das empresas que vende suporte para gerir e garantir segurança dos sistemas é a Cloudera, por exemplo.
Então, quais as necessidades da sua empresa e como estas tecnologias podem ajudar seu negócio? Para saber mais sobre o assunto, sobre os serviços e parceiros clique aqui.