Trabalhar com análise e interpretação de dados na era do Big Data significa estar em um mercado cheio de oportunidades. O isolamento social causado pela pandemia gerada pelo coronavírus obrigou empresas dos mais diferentes setores a se digitalizarem e buscarem tecnologias.
Prova disso é que, em 2020, o setor de serviços de TI cresceu 3,5% e deve crescer mais 7% em 2021. Além disso, o mercado de tecnologia teve aumento de 310% de vagas no ano passado.
Porém, o crescimento do mercado não necessariamente tem encontrado profissionais com as qualificações ideais para atingir os melhores resultados.
Um exemplo simples é dado em um relatório recente da Gartner, que afirma que em 2022 a tecnologia de augmented analytics*, em tradução, análise aumentada, será algo onipresente, mas apenas 10% dos analistas vão usar todo o potencial dessas ferramentas.
Pensando nesse cenário, é extremamente importante que profissionais que querem ganhar destaque no mercado de análise e interpretação de dados mantenham-se atualizados e busquem informações frequentemente. Trouxemos dicas importantes para quem está nesse caminho.
O ambiente digital gerou uma série de mudanças no mercado e abriu espaço para que empresas compartilhem conhecimento de forma contínua e, muitas vezes, gratuita.
Se você está em busca de atualização, vale a pena ficar de olho no que companhias especialistas em análise e interpretação de dados estão fazendo.
Você provavelmente vai encontrar e-books detalhados, textos publicados com frequência e poderá acompanhar os conteúdos criados por elas até mesmo em redes sociais.
A seguir destacamos algumas opções de conteúdos para analistas analistas:
Com mais de três milhões de usuários, o Kaggle é uma plataforma na qual os participantes aprendem sobre dados de maneira dinâmica.
Diversas companhias ao redor do mundo disponibilizam seus dados na plataforma para que analistas desenvolvam os melhores modelos de gestão para essas informações.
As soluções desenvolvidas são divulgadas em fóruns de discussão, ou seja, mesmo quem não participou das dinâmicas poderá ter acesso aos diferentes métodos de abordagem para resolução do mesmo problema.
Tem opção também para aqueles que buscam conhecimento de maneira mais independente.O site Analytics Vidhya desenvolveu um infográfico que mostra os assuntos mais importantes para quem busca se tornar um Cientista de Dados.
O Driven Data é outra plataforma que hospeda competições de ciência de dados com o objetivo de construir um mundo melhor. Basicamente, eles trabalham com o desenvolvimento de projetos que integrem ciência de dados e impacto social.
Diversas áreas são impactadas por esses projetos, como saúde, educação, pesquisa, conservação ambiental e serviços públicos.
Vale ressaltar que o Driven Data é uma organização sem fins lucrativos, o objetivo principal é aplicar e desenvolver habilidades baseadas em dados e melhorar o planeta.
A A10 School atua no setor educacional com o objetivo de alfabetizar pessoas em dados. A escola de dados oferece cursos, treinamentos, workshops, palestras e diversos outros conteúdos de ampla relevância sobre o universo de Data Analytics.
São mais de 10 modalidades de cursos que são oferecidos tanto de forma presencial, quanto virtualmente.
É uma ótima oportunidade para quem busca entender como os dados funcionam e como estruturar seu negócio para tomada de decisão com base em informações mais assertivas.
Seguir páginas relevantes sobre assuntos de analytics que te interessam é uma forma simples de receber informações constantes é só acessar aquelas que realmente forem interessantes para seu trabalho.
A pandemia também aumentou efetivamente a realização de webinars e lives interativas, onde é possível acompanhar assuntos que essas empresas têm no radar e interagir com os palestrantes em tempo real. Você tem aproveitado isso?
Você já sabe que o número de dados disponíveis no mundo digital é imenso. Isso fica ainda mais claro ao considerarmos que o Brasil tem 134 milhões de usuários na internet. Então, não tem como fugir: você precisa de tecnologia.
O trabalho com dados é extenso e complexo, mas, felizmente, hoje existem ferramentas que podem contribuir nas mais diferentes atividades com dados, desde a extração até a otimização.
Para ter controle sobre essas novidades é preciso acompanhar o que grandes empresas de tecnologia têm apontado como tendência e, se for preciso, buscar cursos específicos sobre cada uma das tecnologias.
Datarobot, Devo, Celonis, Snowflake, Alteryx são apenas algumas plataformas que podem otimizar longos processos com dados e facilitar a compreensão e leitura das informações coletadas. Qual delas você já sabe usar?
Esse tipo de conhecimento é rico não apenas para você, mas também para as empresas, que estão em busca de profissionais que saibam utilizar essas tecnologias de forma completa e assertiva.
Ao chegar em uma empresa sabendo utilizar as ferramentas mais atuais do mercado e se dispondo a encontrar as soluções ideias para os problemas com dados dessa companhia, você ganha destaque e relevância para uma possível posição ainda mais significativa.
É claro que um bom profissional de dados precisa levar jeito com lógica. Sem ela, a capacidade de análise e interpretação de dados foge do esperado. O gosto por matemática também costuma ser algo comum.
Porém, o que o mercado exige para que um profissional que trabalha com dados seja considerado atrativo e diferente dos demais vai bem além disso.
Com o objetivo de apresentar essas habilidades desejadas e a importância delas para o crescimento profissional na área de dados, produzimos um e-book gratuito sobre o assunto. Baixe agora:
Augmented analytics*: A tecnologia é conhecida por integrar elementos e técnicas de Machine Learning e Inteligência Artificial com o objetivo de otimizar análises feitas pelo BI (Business Inteligence) tradicional.
Esses sistemas com análise aumentada automatizam as etapas de coleta, preparação, compartilhamento de dados e também auxiliam em modelos de aprendizagem de máquinas. Ou seja, as máquinas aprendem ações padrões que podem ir aprimorando.