A revolução do Machine Learning na saúde

As inovações ligadas à tecnologia nos surpreendem quase que diariamente. A cada momento, aparece uma novidade, uma funcionalidade, uma nova maneira de ver o mundo, e o Machine Learning pode trazer isso.

Todas as áreas estão transmutando suas concepções, porém o panorama do Machine Learning no setor da saúde é o que mais de revolucionário temos pela frente.

Quando falamos em internet, o termo inteligência artificial é relacionado a assuntos com computadores que se baseiam em dados disponíveis para aprender continuamente e, depois, tomar decisões diversas sem a necessidade de interação humana. No momento em que as coisas se tornam automatizadas, muitos processos são transformados e abrem horizontes para novas oportunidades. Um dos segmentos que abraçou a tecnologia, especialmente nos últimos anos, foi o da saúde.

Machine Learning na Saúde


Os impactos nesse setor que proporcionam diagnósticos ágeis, tratamentos assertivos e riscos melhor calculados são um fato, pois um mesmo sintoma pode aparecer em várias doenças. A inteligência artificial, então, pode ajudar no diagnóstico ao separar as doenças que estão relacionadas aos sintomas, dando mais tangibilidade ao resultado. Com um banco de dados mais completo para correlacionar as informações, os algoritmos têm mais facilidade para identificar o quadro do paciente.

A partir dos dados gerados por eles, o laboratório consegue entregar relatórios mais confiáveis e precisos. A velocidade no processo também mostra a relevância da ferramenta. Neste contexto, o Machine Learning consegue fazer a análise de maneira otimizada, poupando os esforços da equipe e acelerando o atendimento. Isso leva a uma ação rápida em casos críticos de emergência, contribuindo no combate de doenças graves. A entrega do diagnóstico laboratorial e clínico em prazos mais curtos se torna uma vantagem competitiva para os laboratórios e hospitais.

Um tratamento para ser eficiente passa pela adoção de melhores práticas apoiadas em evidências bem definidas e aceitas. Dessa forma, os custos são reduzidos e a qualidade de prestação dos serviços de saúde, melhoradas. Investir Machine Learning é um ótimo jeito de obter os melhores resultados.

Dentro desta área, diversos estudos têm sido feitos em inúmeras frentes, incluindo as de oftalmologia, cardiologia, patologia e radiologia. Atualmente, a tecnologia já é capaz de analisar imagens, identificar pontos problemáticos e informar aos profissionais responsáveis quais são as áreas que precisam de mais atenção.

Extremamente ágil, toda esta inovação tem trazido benefícios de diversas formas, pois além da agilidade, o uso do Machine Learning na saúde é bem visto por reduzir a margem de erro humano, responsável por cerca de 10% mortes de pacientes.

A A10 trabalha com dados e está mais do que preparada para trazer resultados incríveis em sua área. O futuro já começou!

Conheça a nossa jornada de dados e transforme digitalmente a sua empresa!

COMPARTILHE