O sonho de todo CEO (Chief Executive Officer) é ter acesso a informações certeiras para tomada de decisões. Afinal, acompanhar tudo o que acontece na empresa e no mercado é crucial para identificar, rapidamente, pontos vulneráveis ou oportunidades. A área de TI (Tecnologia da Informação) das corporações é a grande responsável por nutrir as lideranças com informações estratégicas.
Sistemas integrados geram informações confiáveis. É por isso que a área TI busca constantemente investimentos em integração de sistemas e em soluções que aproveitem a granularidade de dados – tamanho em que os campos de dados são divididos – para promover mais qualidade nas informações.
Na sua organização, você já conta com este cenário?
Ter acesso às principais informações geradas pelo seu negócio e fazer uso da quantidade massiva de dados gerados no mercado, o Big Data, depende do uso que a sua empresa faz da tecnologia.
Mais do que nunca é preciso entender alguns conceitos que são de domínio da TI para ter a empresa traduzida em dados. Perceba que muito se fala na importância do uso de Big Data e das maravilhas dos sistemas de analytics. Mas usar essa tecnologia depende da granularidade de dados, da integração de dados e da integração de sistemas que sua empresa vai alcançar.
Muito embora o objetivo de ter informações confiáveis para tomadas de decisão certeiras seja extremamente importante, a jornada até lá pode ser bastante penosa, caso as bases não estejam suficientemente claras para direcionar o melhor caminho.
Granularidade de dados se refere ao tamanho em que os campos de dados são divididos. Quanto mais subdivididos e granulares são os dados, mais detalhados eles serão.
O dado “endereço” completo com rua, número, apartamento, casa, bairro, cidade, estado, município e CEP, é pouco granular. Mas esses dados separados, trazem granularidade à informação.
A grande vantagem dos dados granulares é que estes podem ser agregados e moldados em diferentes formatos, de acordo com as necessidades de cada situação. Fazendo uma analogia com uma escultura de areia, quanto mais fina for a areia utilizada, mais detalhes serão possíveis ao escultor quando moldar esta areia.
Da mesma forma, informações granulares também podem ser mais facilmente mescladas com fontes externas de dados, o que facilita e amplia as possibilidades de análise. Quando os dados são pouco granulares, o trabalho dos analistas se torna mais complicado, já que separar estas informações quando se encontram em grandes blocos muitas vezes não é tão trivial.
A grande arte dos profissionais da TI, portanto, está na forma como esses dados granulares são moldados, consolidados e somados a outras fontes internas ou externas, por meio da integração de sistemas. Se feito da forma certa, se tornarão informação estratégica e confiável para as decisões de negócio.
Um estudo de 2019 da Strategy& sobre CDOs analisou a presença desses líderes entre 21% das 2.500 maiores empresas de capital aberto do mundo. No Brasil, Mário Faria, foi o primeiro chief digital officer do país, começou a atuar em 2011 na Boa Vista Serviços.
A principal característica de um CDO é ter uma visão holística das estratégias de negócio da empresa. E muito embora a maioria destes profissionais ainda sejam da área de marketing, há cada vez mais profissionais de TI trabalhando nesta função.
Você pode achar que a granularidade de dados depende apenas deles. Mas existem modos de controle e formas de uso dessas informações que facilitam o processo e que ajudam na gestão qualificada do seu negócio. E é aí que deve estar a atenção da sua área de TI para utilizar os dados da sua empresa na geração das informações para tomada de decisão.
É necessário que os profissionais de TI ajudem as áreas no entendimento dos objetivos e das informações mais relevantes do negócio, para então, com suas qualificações técnicas, possam promover a integração dos dados, na granularidade certa.
Assim, sua empresa terá acesso a análises preditivas sobre o mercado, produtos, tendências e vendas, para tomar decisões rápidas e com o menor risco possível.
Esse caminho se mostra cada vez mais inevitável, e a cada dia a integração de sistemas e análise de Big Data mostra que é capaz de trazer grandes vantagens estratégicas. Não coincidentemente, é cada vez mais percorrido pelas organizações que querem crescer e estar à frente da concorrência. E a sua empresa? Também planeja ser grande?