Big Data no departamento de logística: como funciona?

Como falado anteriormente, o Big Data tem conseguido revolucionar a forma com que as empresas se comportam no mercado. À medida que a tecnologia vai evoluindo, maior é o volume de dados produzidos e coletados na web, diariamente. Essa transformação tem se mostrado um fator determinante na tomada de decisões e estratégias voltada aos negócios.

Não diferente das outras áreas, usar o Big Data no departamento de logística é algo extremamente importante. Por meio dele, os gestores conseguem expandir o controle sobre a cadeia de suprimentos, otimizar serviços operacionais, aumentar a precisão na entrega de seus produtos, e uma série de outros benefícios que veremos a seguir.

Se você quer saber como o departamento de logística pode se beneficiar do Big Data e como esses benefícios podem ser adquiridos na prática, continue então lendo esse post!

Big Data e logística

A logística é responsável pela gestão estratégica de uma empresa. Para que todos os setores consigam exercer suas atividades com precisão e economia, é necessário, antes de tudo, que os processos estejam em sintonia junto com todas as informações.

Com o Big Data no departamento de logística, muitos dos dados coletados apresentam informativos essenciais que facilitam o gerenciamento dos negócios. Alguns desses exemplos, podem ser:

  • acesso ao volume de produtos em estoque;
  • relatório das mercadorias mais vendidas;
  • características específicas de produtos;
  • rastreio em tempo real de encomendas;
  • frota de funcionários e veículos;
  • valor de perdas no armazenamento, transporte e manuseio;
  • prejuízos relacionados ao extravio de cargas ou roubos;
  • custos logísticos.

Como essas informações tratam de um volume grande de dados, é necessário que as empresas estejam atentas para impedir que erros de análise acabem prejudicando a tomada de decisões — um deslize aqui e todos os outros setores podem ser comprometidos.

Por isso, para impedir que os gestores tenham uma preocupação ainda maior quanto a isso, o Big Data é visto como “solução” para ajudar profissionais a conseguirem uma visão mais estratégica e segura sobre os negócios.

Conseguir analisar e interpretar os dados é fundamental para manter a marca competitiva no mercado. Ou seja, aplicar Big Data no departamento de logística pode ser uma ação tomada por empresas para conseguirem ter o planejamento perfeito.

Quer saber como melhorar a gestão da sua empresa e alavancar ainda mais os negócios? Descubra aqui como usar uma ferramenta análitica para conquistar resultados consistentes.

Benefícios do Big Data na logística?

O Big Data na logística pode trazer benefícios extremamente significativos para os setores e, melhor, refletir positivamente nos resultados de toda a organização. Abaixo, confira quais as principais vantagens e como os profissionais podem otimizar seus processos fazendo o uso e análise de dados.

Tomada de decisões mais rápidas e seguras

Com o Big Data no departamento de logística , o gestor tem acesso a informações sobre o histórico e desempenho do mercado, ajudando na formulação de estratégias e tomada de decisões de maneira mais segura e prática — isso porque as melhorias serão direcionadas com base em dados confiáveis.

Por meio do cruzamento e análise dessas informações, o gestor logístico consegue perceber se os custos relacionados ao transporte estão elevados, por exemplo, ou se a qualidade do serviços de entrega continuam satisfatórios.

Velocidade e precisão das entregas

A empresa que consegue atender os clientes em menor tempo, sem deixar de oferecer um serviço de qualidade, é um diferencial competitivo. Com a utilização do Big Data, tecnologias de rastreamento via satélite e identificação de produtos (na entrada e saída de estoques), é possível ao setor otimizar os processos de venda, reduzindo também o prazo para a entrega de pedidos.

Não só isso, os gestores conseguem o acesso a relatórios que especificam quais as mercadorias mais vendidas, as regiões onde se concentram o maior número de clientes, entre muitos outros.

Maior previsibilidade de vendas

Um dos maiores desafios do setor logístico é conseguir manter os estoques em dia e preparados para atender às necessidades do consumidor. Para ajudar os gestores nessa tarefa, o Big Data possibilita que seja feita a análise de dados das vendas, identificando quais épocas do ano a empresa teve maior rentabilidade.

Relatórios sobre a saída de um determinado produto do estoque, por exemplo, permitem aos profissionais se prepararem para os pedidos, formulando ações de venda que visam ganhos e economia de recursos.

Controle sobre a cadeia de suprimentos

Supply chain management (ou melhor, gestão da cadeia de suprimentos) é um termo que passou a ser mais valorizado nos últimos anos. A gestão e o controle na entrada e saída de produtos se mostram mais eficientes, já que isso tem conseguido aproximar a marca com novos parceiros e colaboradores.

Como o Big Data permite que as informações sejam compartilhadas, o acesso prático aos dados contribuíram para tornar as operações de atendimento ao cliente mais eficazes, resultando na maior fidelização do público. Isso não só tem direcionado as empresas para o caminho do sucesso, como ajudado profissionais a tomarem decisões assertivas e a investirem em ações de resultados.

Todo negócio que busca otimizar suas atividades precisa analisar e saber aproveitar o volume das informações adquiridas. Os gestores conseguem insights do Big data para o departamento de logística por meio disso, o que influencia no crescimento dos negócios e para que a marca passe a se destacar ainda mais entre as concorrentes.

Gostou do tema? Quer aplicar o Big Data no departamento de logística da sua empresa, mas não sabe por onde começar? Entre em contato com um de nossos especialistas e veja como a A10 pode ajudá-lo nisso.Baixar E-book 'Por que os CEOs devem se preocupar com Big Data'

COMPARTILHE