Já pensou em como a análise preditiva pode ajudar no plano de negócios? Não? Por meio de ferramentas de Analytics e Big Data é possível analisar o mercado e tomar decisões mais assertivas para solucionar e impedir problemas.
Como o volume de dados gerados é grande, com perspectiva para alcançar 40 trilhões de gigabytes até 2020, a utilização de ferramentas de análise passaram a ser essenciais para o alcance de bons resultados.
Por meio da análises preditivas, as empresas buscam prever eventos futuros, ao analisar dados que foram gerados no passado. E com a velocidade que se espera, dados de um passado muito recente entram neste cenário.
Saiba, neste post, o que é, como funciona e como aplicar a análise preditiva na sua empresa.
Análise preditiva é o uso de algoritmos de análise que permitem explorar dados históricos para antecipar cenários e tendências. Por meio dela, as empresas conseguem inovar, ampliar negócios e se preparar para enfrentar desafios futuros.
O segredo da análise preditiva está em aproveitar informações para que os gestores consigam realizar um estudo com o máximo de precisão. Os sistemas conseguem identificar padrões, analisar o hábito de seus consumidores e apontar aspectos de mudanças.
A análise preditiva é capaz de delinear comportamentos mercadológicos. Com o auxílio de algoritmos complexos e recursos inteligentes, os gestores conseguem estudar os padrões rotineiros e definir qual será o próximo passo da organização.
Em um laboratório farmacêutico por exemplo, é possível aplicar o modelo sobre o histórico de pedidos, aliado à ocorrência de doenças em um determinado momento do ano. Que tal trazer ainda os eventos climáticos que possam contribuir para o aumento de ocorrências?
Analisando esses fatores, é possível predizer se, com sua variação no futuro, a tendência de consumo de um determinado medicamento se manterá ou não.
A análise preditiva nos negócios possibilita a descoberta de padrões ocultos e pode ser aplicada nas empresas seguindo procedimentos, como:
Muitas empresas no mercado já aplicam o modelo preditivo e conseguem obter insights valiosos para direcionar seus negócios, resolver problemas e descobrir novas oportunidades.
Muitos empresários utilizam a análise preditiva para prever resultados em estoque e gerenciar melhor seus recursos. As companhias aéreas por exemplo, usam do modelo para definir preços das passagens, enquanto que hotéis tentam antecipar o número de hóspedes por noite, para maximizar sua ocupação.
A combinação de métodos analíticos consegue ajudar na prevenção de fraudes. A análise preditiva pode examinar as ações em uma rede e apontar anomalias e vulnerabilidade nos processos de negócio.
A análise preditiva também é usada para otimizar campanhas de marketing, ao ajudar a prever respostas de compra dos clientes. Os modelos preditivos não só ajudam as empresas a atrair, como a conservar e ampliar seu número de clientes.
Gostou do tema? Para saber mais, continue acompanhando o blog da A10 Analytics 10 ou entre em contato com nossos especialistas.