O avanço da tecnologia é primordial para os dados, afinal eles se tornaram um ativo funcional dentro das organizações justamente quando as inovações atingiram certa sofisticação. E as tendências tecnológicas revelam no que as empresas precisam investir para ter vantagens competitivas no mercado.
Para 2023 já temos algumas previsões que apontam o aperfeiçoamento de novas tecnologias para maximizar o potencial dos dados nas decisões empresariais e nos planejamentos de negócios.
Aqui neste artigo, falaremos sobre as principais que se relacionam com dados. Confira o que esperar para o próximo ano.
O Gartner e a BearingPoint apostam que em 2023 as inteligências artificiais ficarão muito mais avançadas para o universo de dados. E isso vai acontecer porque elas ficarão cada vez mais autônomas e adaptáveis.
IA adaptável → Este tipo de IA consegue utilizar feedbacks em tempo real para mudar seus algoritmos, aprendendo dinamicamente para ajustar as metas com base nas oscilações apresentadas pelos dados. Parece um pouco com o Machine Learning, porém são mais autônomas por definir modelos a serem seguidos de acordo com as mudanças no mercado.
IA generativa → Este tipo interage com a anterior, porque ela possui um nível de autonomia muito maior que as IAs tradicionais e, por isso, conseguem produzir dados sintéticos sem qualquer supervisão humana. Isso significa que estas IAs são capazes de criar objetos digitais sozinhas.
Tanto a previsão do Gartner quanto da BearingPoint se baseiam na contribuição que as IAs podem trazer para aperfeiçoar a automação de processos (RPA) nas organizações, garantindo uma arquitetura de dados mais autônoma.
O RPA é a tecnologia que permite a automação dos processos dentro do gerenciamento de dados. Geralmente, ele requer um mínimo de hardware e softwares dedicados à empresa para tecer uma arquitetura automatizada.
Contudo, a estimativa para o próximo ano é que ela faça parte das tendências tecnológicas devido ao crescimento do RPA-as-a-service, ou RPA SaaS, como tem sido chamado o RPA utilizado por demanda (SaaS).
Sua utilização depende da nuvem de dados customizada para o SaaS, que permite a utilização da automação de forma escalável e flexível e ainda resulta em custos muito menores que o RPA tradicional, pois é cobrado apenas pelo serviço utilizado, ou seja, por demanda.
Outra vantagem do RPA SaaS é que seu tempo de implantação é bem menor e transcende as barreiras tecnológicas locais.
A nuvem de dados é uma das tendências tecnológicas que já vêm sendo incorporadas às organizações desde a pandemia da Covid-19. A estimativa do Gartner é que essa adoção seja gradativa, pois ele prevê que até 2027, mais de 50% das empresas utilizarão data clouds para gerir seus negócios.
O que faz da nuvem de dados uma tendência para 2023 é a incorporação de sistemas e tecnologias no funcionamento do ecossistema de dados.
Por exemplo, além permitir o fluxo de dados entre as plataformas da empresa, utilizando o RPA para torná-lo autônomo, o data cloud ainda incorpora os serviços sob demanda.
Esses recursos tornam muito mais barato a estruturação, a implantação e a execução da arquitetura de dados sustentada por um data cloud.
Outro detalhe importante, que foi apontado pela BearingPoint como uma das tendências tecnológicas para 2023, é o surgimento de empresas nativas da nuvem, despertando novas formas de desenvolver produtos.
As tendências tecnológicas anteriores vão influenciar na forma que as empresas analisam seus dados, tornando o processo mais dinâmico.
Geralmente, as empresas mais bem-sucedidas já incorporam os dados em seus planos de negócios e estratégias e assim definem como vão agir em determinadas situações. Porém a inserção das novas tecnologias do mercado também devem ser consideradas, pois elas eliminam o gargalo de comunicação que ocorre entre as alterações de mercado e sua efetiva influência nos planejamentos.
Portanto, as organizações vão precisar ficar de olho na nova forma de analisar os dados: um analytics mais dinâmico que avalia seu comportamento em tempo real e até ajusta sozinho as estratégias em decorrência dessas oscilações.
Essa análise mais dinâmica e automatizada evita que as empresas tenham grandes prejuízos devido ao atraso das análises estáticas que comumente vêm sendo realizadas.
Um dos principais tópicos nas tendências tecnológicas mais discutidos para o ano que vem é de que forma ela pode influenciar em um consumo informatizado mais sustentável.
Portanto o Gartner aponta que, em 2023, mais empresas vão aderir a práticas que tragam respostas menos nocivas ao meio ambiente. No universo dos dados, isso pode ser visto nos investimentos em rastreabilidade e análises, que podem acelerar a conquista das metas em ESG das organizações.
E considerando as inovações e tendências tecnológicas discutidas neste artigo, é possível prever uma redução na exploração desenfreada dos recursos naturais, visto que muitos dos serviços serão por demanda e virtuais.
As inovações apontadas como tendências tecnológicas para 2023 já estão disponíveis em 2022. O que exploramos aqui é o aumento de sua adesão nos próximos anos para permitir que as empresas se antecipem e saiam na frente.
As IAs generativas e adaptáveis, o data cloud, o RPA e outras tecnologias já se combinam para formar uma estrutura online e sob demanda para as organizações data driven. E essas já estão saindo na frente com a vantagem competitiva de utilizar os dados mais precisos em suas análises e, por conseguinte, em suas estratégias.
Nós da A10 podemos te ajudar a entender como implantar essas tecnologias ou avaliar se elas estão sendo plenamente utilizadas em sua empresa.
Entre em contato e agende uma conversa com a gente.